PHP 5.6.0beta1 released

Problemas de Compilação

Esta seção reúne os erros mais comuns que ocorrem na compilação.

  1. Eu peguei a última versão do PHP usando o serviço anônimo do GIT, mas não há nenhum script de configuração!
  2. Estou tendo problemas para configurar o PHP para trabalhar com Apache. Diz que não consegue encontrar httpd.h, mas está bem onde eu disse que está!
  3. Se enquanto estiver configurando o (./configure) do PHP, você se deparar com um erro semelhante ao seguinte: checking lex output file root... ./configure: lex: command not found configure: error: cannot find output from lex; giving up
  4. Quando tento iniciar o Apache, recebo a seguinte mensagem: fatal: relocation error: file /path/to/libphp4.so: symbol ap_block_alarms: referenced symbol not found
  5. Quando eu executo configure, ele diz que não pode encontrar os arquivos de inclusão ou a biblioteca GD, gdbm, ou algum outro pacote!
  6. Quando se está compilando o arquivo language-parser.tab.c, ele me devolve um erro que diz yytname undeclared.
  7. Quando eu executo make, parace rodar bem mas então falha quando tenta ligar a applicação final, queixando-se que não consegue encontrar alguns arquivos.
  8. Quando linkando o PHP, ele reclama de um número de referências indefinidas.
  9. Eu não consigo entender como compilar o PHP com Apache 1.3.
  10. Eu segui todos os passos da istalação do modulo da versão do Apache no Unix, e meus scripts PHP estão sendo mostrados no meu navegador ou me é solicitado salvar os arquivos.
  11. Lá diz para usar: --activate-module=src/modules/php4/libphp4.a, mas esse arquivo não existe, então mudei para --activate-module=src/modules/php4/libmodphp4.a e não funciona!? O que está acontecendo?
  12. Quando tento compilar o Apache com o PHP como um módulo estático usando --activate-module=src/modules/php4/libphp4.a ele me diz que o meu compilador não é compatível com ANSI.
  13. Quando tento compilar o PHP usando --with-apxs recebo mensagens de erro estranhas.
  14. Durante make, eu recebo erros no microtime, e um monte de RUSAGE_.
  15. Ao compilar o PHP com MySQL, o configure vai bem, mas durante o make recebo um erro semelhante ao seguinte: ext/mysql/ libmysqlclient /my_tempnam.o(.text+0x46): In function my_tempnam': /php4/ext/mysql/ libmysqlclient /my_tempnam.c:103: the use of tempnam' is dangerous, better use mkstemp', o que está errado ?
  16. Eu quero atualizar o meu PHP. Onde posso encontrar a linha ./configure que foi usada para compilar a minha instalação atual do PHP?
  17. Quando compilo o PHP com a biblioteca GD retorna erros de compilação ou segfaults na execução.
  18. Ao compilar o PHP eu recebo erros aparentemente aleatórios, como se ele travasse. Estou usando o Solaris, se isso importa.
Eu peguei a última versão do PHP usando o serviço anônimo do GIT, mas não há nenhum script de configuração!

Você precisa ter o pacote GNU autoconf instalado para que possa gerar o script configure apartir do configure.in. Basta executar ./buildconf no diretório raiz após a obtenção do código fonte do servidor do GIT. (Além disso, a menos que você execute configure com a opção --enable-maintainer-mode, o script configure não será automaticamente recompilado quando o arquivo configure.in for atualizado, então você deve certificar-se de fazer isso manualmente quando você perceber que o configure.in mudou. Um sintoma disso é encontrar coisas como @VARIABLE@ em seu Makefile após configure ou config.status tiver sido executado.)

Estou tendo problemas para configurar o PHP para trabalhar com Apache. Diz que não consegue encontrar httpd.h, mas está bem onde eu disse que está!

Você precisa informar ao script configure/setup a localização do diretório raíz do Apache. Isto significa que você precisa especificar --with-apache=/caminho/para/apache e não --with-apache=/caminho/para/apache/src .

Se enquanto estiver configurando o (./configure) do PHP, você se deparar com um erro semelhante ao seguinte:

checking lex output file root... ./configure: lex: command not found
configure: error: cannot find output from lex; giving up

Não deixe de ler as instruções de instalação cuidadosamente e note que você precisa de ambos flex e bison instalados para compilar o PHP. Dependendo da sua configuração você irá instalar bison e flex a partir de uma fonte ou pacote, como um RPM.

Quando tento iniciar o Apache, recebo a seguinte mensagem:

fatal: relocation error: file /path/to/libphp4.so:
symbol ap_block_alarms: referenced symbol not found

Esse erro geralmente aparece quando um compila o core do Apache como uma biblioteca DSO para uso compartilhado. Tente reconfigurar o apache, certificando-se de usar pelomenos um dos seguintes parâmetros:


--enable-shared=max --enable-rule=SHARED_CORE

Para obter mais informações, leia o arquivo INSTALL que se encontra na pasta raíz do Apache ou a » página sobre DSO no manual do Apache.

Quando eu executo configure, ele diz que não pode encontrar os arquivos de inclusão ou a biblioteca GD, gdbm, ou algum outro pacote!

Você pode fazer o script configure procurar por arquivos de cabeçalho e bibliotecas em locais diferentes, especificando parâmetros adicionais para passar para o pré-processador C e linker, tais como:

    CPPFLAGS=-I/path/to/include LDFLAGS=-L/path/to/library ./configure
If you're using a csh-variant for your login shell (why?), it would be:
    env CPPFLAGS=-I/path/to/include LDFLAGS=-L/path/to/library ./configure

Quando se está compilando o arquivo language-parser.tab.c, ele me devolve um erro que diz yytname undeclared.

Você precisa atualizar sua versão do Bison. Você pode encontrar a última versão em » http://www.gnu.org/software/bison/bison.html.

Quando linkando o PHP, ele reclama de um número de referências indefinidas.

De uma olhada na linha do link e tenha certeza que todas as bibliotecas apropriadas estão sendo incluídas no final. É comum que talvez você tenha esquecido os '-ldl' e qualquer biblioteca requerida para qualquer suporte de banco de dados que você incluiu.

Algumas pessoas também reportaram que elas precisaram adicionar '-ldl' imediatamente seguindo libphp4.a quando linkando com o Apache.

Eu não consigo entender como compilar o PHP com Apache 1.3.

Na verdade isso é bem fácil. Siga esses passos cuidadosamente:

  • Obtenha a distribuição da última versão do Apache 1.3 no link » http://httpd.apache.org/download.cgi.
  • Descompacte em algum lugar, por exemplo /usr/local/src/apache-1.3.
  • Compile o PHP executando primeiramente ./configure --with-apache=/<path>/apache-1.3 (substitua <path> pelo caminho atual do seu diretório apache-1.3.
  • Digite make seguido por make install para compilar o PHP e copiar os arquivos necessários para a árvore de distribuição do Apache.
  • Troque os diretórios dentro do seu diretório /<path>/apache-1.3/src e edite o arquivo Configuration. Adicione ao arquivo: AddModule modules/php4/libphp4.a.
  • Digite: ./configure seguido de make.
  • Você deve ter agora um httpd binário com PHP habilitado!

Nota: Você também pode usar o novo script ./configure do Apache. Veja as instruções no arquivo README.configure o qual faz parte da sua distribuição Apache. Dê uma olhada também no arquivo INSTALL na distrubuição PHP.

Eu segui todos os passos da istalação do modulo da versão do Apache no Unix, e meus scripts PHP estão sendo mostrados no meu navegador ou me é solicitado salvar os arquivos.

Isso significa que o modulo do PHP não está sendo chamado por alguma razão. Três coisas para se verificar antes de pedir por mais ajuda:

  • Tenha certeza que o binário httpd que você esta executndo é o que você acabou de compilar. Para fazer isso, tente executar: /caminho/para/binário/httpd -l Se você não vê mod_php4.c na lista, então você não estivá executando o binário correto. Encontre e instalale o binário correto.
  • Certifique-se de ter adicionado o Mime Type correto em um dos seus arquivos .conf do Apache. Deveria ser: AddType application/x-httpd-php .php Também certifique-se que esta linha AddType não esteja escondida dentro de um bloco <Virtualhost> ou <Directory> que possam impedí-la de ser aplicada para a localização de seu script de teste.
  • Finalmente, a localização padrão dos arquivos de configuração do Apache mudou entre o Apache 1.2 e Apache 1.3. Você deve verificar para ter certeza que o arquivo de configuração que você está adicionando à linha do AddType realmente está sendo lido. Você pode colocar um erro de sintaxe óbvio em seu arquivo httpd.conf ou alguma outra mudança evidente que diga se o arquivo está sendo lido corretamente.

Lá diz para usar: --activate-module=src/modules/php4/libphp4.a, mas esse arquivo não existe, então mudei para --activate-module=src/modules/php4/libmodphp4.a e não funciona!? O que está acontecendo?

Note que o arquivo libphp4.a não é para existir. O processo apache irá criá-lo!

Quando tento compilar o Apache com o PHP como um módulo estático usando --activate-module=src/modules/php4/libphp4.a ele me diz que o meu compilador não é compatível com ANSI.

Esta é uma mensagem de erro enganosa do Apache que foi corrigida nas versões mais recentes.

Quando tento compilar o PHP usando --with-apxs recebo mensagens de erro estranhas.

Há três coisas para verificar aqui. Em primeiro lugar, por alguma razão o Apache quando compila o script Perl apxs, às vezes acaba sendo compilado sem o compilador e os parâmetros corretos. Procure pelo seu script apxs (tente o comando which apxs), às vezes é encontrado em /usr/local/apache/bin/apxs ou /usr/sbin/apxs. Abra-o e verifique se existem linhas semelhantes a estas:

my $CFG_CFLAGS_SHLIB  = ' ';          # substituted via Makefile.tmpl
my $CFG_LD_SHLIB      = ' ';          # substituted via Makefile.tmpl
my $CFG_LDFLAGS_SHLIB = ' ';          # substituted via Makefile.tmpl
Se é isso que você vê, você encontrou o seu problema. Elas podem conter apenas espaços ou outros valores incorretos, como 'q()'. Altere estas linhas de modo que fiquem assim:
my $CFG_CFLAGS_SHLIB  = '-fpic -DSHARED_MODULE'; # substituted via Makefile.tmpl
my $CFG_LD_SHLIB      = 'gcc';                   # substituted via Makefile.tmpl
my $CFG_LDFLAGS_SHLIB = q(-shared);              # substituted via Makefile.tmpl 
O segundo problema possível só deve ser um problema no Red Hat 6.1 e 6.2. O script apxs do Red Hat está quebrado. Procure por esta linha:
my $CFG_LIBEXECDIR    = 'modules';         # substituted via APACI install
Se você vê a linha acima, mude para isto:
my $CFG_LIBEXECDIR    = '/usr/lib/apache'; # substituted via APACI install
Finalmente, se você reconfigurar/reinstalar o Apache, adicione make clean ao processo após ./configure e antes de make.

Durante make, eu recebo erros no microtime, e um monte de RUSAGE_.

Enquanto é executada a porção make da instalação, se você encontrar problemas que parecem semelhantes a estes:

microtime.c: In function `php_if_getrusage':
microtime.c:94: storage size of `usg' isn't known
microtime.c:97: `RUSAGE_SELF' undeclared (first use in this function)
microtime.c:97: (Each undeclared identifier is reported only once
microtime.c:97: for each function it appears in.)
microtime.c:103: `RUSAGE_CHILDREN' undeclared (first use in this function)
make[3]: *** [microtime.lo] Error 1
make[3]: Leaving directory `/home/master/php-4.0.1/ext/standard'
make[2]: *** [all-recursive] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/master/php-4.0.1/ext/standard'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/master/php-4.0.1/ext'
make: *** [all-recursive] Error 1

Seu sistema está quebrado. É preciso corrigir os arquivos /usr/include instalndo o pacote glibc-devel que corresponde ao seu glibc. Isto não tem absolutamente nada a ver com o PHP. Para provar isso a si mesmo, tente este teste simples:

$ cat >test.c <<X
#include <sys/resource.h>
X
$ gcc -E test.c >/dev/null
Se isso mostrar erros, você saberá que os arquivos include estão bagunçados.

Ao compilar o PHP com MySQL, o configure vai bem, mas durante o make recebo um erro semelhante ao seguinte: ext/mysql/ libmysqlclient /my_tempnam.o(.text+0x46): In function my_tempnam': /php4/ext/mysql/ libmysqlclient /my_tempnam.c:103: the use of tempnam' is dangerous, better use mkstemp', o que está errado ?

Primeiramente, é importante perceber que este é um Warning e não um erro fatal. Porque esta é muitas vezes a última saída durante o make, ela pode parecer um erro fatal, mas não é. Claro que, se você definir o seu compilador para parar em warnings, ele vai parar. Além disso tenha sempre em mente que o suporte ao MySQL está habilitado por padrão.

Nota:

A partir do PHP 4.3.2, você também verá o seguinte texto depois que a compilação (make) for concluída:


Build complete.
(It is safe to ignore warnings about tempnam and tmpnam).

Eu quero atualizar o meu PHP. Onde posso encontrar a linha ./configure que foi usada para compilar a minha instalação atual do PHP?

Ou você olha no arquivo config.nice, na pasta raíz atual da sua instalação do PHP, ou, se este não estiver disponível, basta executar um script

<?php phpinfo(); ?>
No topo da saída a linha ./configure que foi usada para compilar esta instalação do PHP é mostrada.

Quando compilo o PHP com a biblioteca GD retorna erros de compilação ou segfaults na execução.

Certifique-se de que sua biblioteca GD e o PHP estejam ligadas à mesmas bibliotecas dependentes (libpng por exemplo).

Ao compilar o PHP eu recebo erros aparentemente aleatórios, como se ele travasse. Estou usando o Solaris, se isso importa.

Usar utilitários que não são GNU ao compilar o PHP pode causar problemas. Certifique-se de usar as ferramentas GNU, a fim de ter certeza de que a compilação do PHP funcionará. Por exemplo, no Solaris, usando tanto o SunOS BSD-compatible quanto versões do Solaris sed não vai funcionar, mas usando as versões GNU ou Sun POSIX (XPG4) do sed irá funcionar. Links: » GNU sed, » GNU flex, e » GNU bison.

add a note add a note

User Contributed Notes 4 notes

up
1
terry at mackintoshweb dot com
4 years ago
The configure script of PHP 5.3.0 has some test lines that use expr with the option --, my expr (version 2.0) does not except --.  This causes a run of error messages from the shell like:

./configure: line 2xxx: test: =: unary operator expected
expr: syntax error

I used buildconf --force to see if it would fix this.
While it resulted in a quit different file, it still had the lines of code with expr -- in it.
up
0
Fabio
2 years ago
When building PHP 5.3.x for Apache 2.4.x you may get an error in the apxs query for the MPM_NAME.
This is because the apxs included in Apache 2.4.x doesn't recognize that query anymore.

To resolve this issue one should modify the PHP configure file to use the right MPM module used by Apache.

To know the used MPM you can execute this command: apachectl -t -D DUMP_MODULES | grep mpm

Then, edit the PHP configure file, search for the APXS_MPM variable and force its value to prefork, event or worker according to the value returned by the previous command.

Hope it helps.
-
Fabio
up
0
anca-phpdoc at anca dot tv
8 years ago
For the configure newbies among us:

If you update or reinstall any of the libraries used to compile in a different directory than they started out, you will need to make sure that you update the config.cache file (or re-generate it) so that configure will not look in the wrong place for the information.

On Mac OS X, for example, I updated my libxml using Fink.  Fink placed the files in the /sw directory.  However, php was still looking for important libxml files (such as xml2-config) in the old directory (/usr/bin/xml2-config).   After updating config.cache with the new value of the xml2-config path, I was able to compile correctly.
up
-2
Anonymous
6 years ago
@ anca-phpdoc at anca dot tv:

You can use ./configure --with-libxml-dir=/path_to_xml2-config
To Top