A extensão mysqli e conexões persistentes

A ideia por trás das conexões persistentes é que uma conexão entre um processo cliente e um banco de dados pode ser reutilizada por um processo cliente, em vez de ser criada e destruída várias vezes. Isso reduz a sobrecarga de criar novas conexões sempre que uma é necessária, pois as conexões não utilizadas são armazenadas em cache e estão prontas para serem reutilizadas.

Ao contrário da extensão mysql, mysqli não fornece uma função separada para abrir conexões persistentes. Para abrir uma conexão persistente, você deve preceder p: ao nome do host ao conectar.

O problema com conexões persistentes é que elas podem ser deixadas em estados imprevisíveis pelos clientes. Por exemplo, um bloqueio de tabela pode ser ativado antes que um cliente seja encerrado inesperadamente. Um novo processo cliente reutilizando essa conexão persistente obterá a conexão como está. Qualquer limpeza precisaria ser feita pelo novo processo cliente antes que ele pudesse fazer bom uso da conexão ] persistente, aumentando a carga do programador.

A conexão persistente da extensão mysqli, no entanto, fornece código de manipulação de limpeza integrado. A limpeza realizada pelo mysqli inclui:

  • Reverter transações ativas

  • Fechar e descartar tabelas temporárias

  • Desbloquear tabelas

  • Redefinir variáveis de sessão

  • Fechar declarações preparadas (sempre acontece com PHP)

  • Fechar manipulador

  • Liberar bloqueios adquiridos com GET_LOCK()

Isso garante que as conexões persistentes estejam em um estado limpo ao retornar do pool de conexões, antes que o processo do cliente as use.

A extensão mysqli faz essa limpeza chamando automaticamente a função C-API mysql_change_user().

O recurso de limpeza automática tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que o programador não precisa mais se preocupar em adicionar código de limpeza, pois ele é chamado automaticamente. No entanto, a desvantagem é que o código pode ser um pouco mais lento, pois o código para executar a limpeza precisa ser executado sempre que uma conexão é retornada do pool de conexões.

É possível desligar o código de limpeza automática, compilando o PHP com MYSQLI_NO_CHANGE_USER_ON_PCONNECT definido.

Nota:

A extensão mysqli suporta conexões persistentes ao usar MySQL Native Driver ou MySQL Client Library.

add a note

User Contributed Notes

There are no user contributed notes for this page.
To Top